domingo, 16 de outubro de 2011

Vídeo aula 4 – A escola e a construção de valores



Disciplina: Educação e Construção de Valores

Vídeo aula 4 – A escola e a construção de valores

Professor Ulisses Araújo



A construção de valores na escola é um processo mais amplo do que aprender regras. Essa construção se dá por sete dimensões diferentes e que a escola deve estar atenta.

1) Conteúdos escolares: Como formar o cidadão se na grade curricular não há a comtemplação  e a inserção transversal, interdisciplinar, dos direito humanos e a ética? Essa preocupação tem que estar no dia-a-dia e discriminadas nas disciplinas.

2) Metodologia das aulas:  Há que se fazer uma mudança no perfil do educador, aprender a dialogar, construir coletivamente os valores. Diálogo, papel ativo do estudante e pesquisas devem fazer parte da prática pedagógica do educador.

3) Papel Intencional com os valores, sempre priorizando a cidadania. A escola tem que querer priorizar os valores e, uma das referências para suas aulas é a Declaração Universal dos Direitos Humanos, sempre o tendo como um guia.

4) Relações Interpessoais- O professor autoritário  e exigente não tem  respeito dos alunos, ele impetra o medo. O aluno tem que admirar o professor e este, sempre priorizar o diálogo entre eles, tendo o respeito, a autoridade e a admiração como uma relação interpessoal.

5) Auto-estima- a escola tem que reforçar a auto-imagem do aluno, pois cada ser humano tem uma imagem de si mesmo  muito  distorcida. Cabe à escola reforçar e boa auto-imagem do aluno.

6) Auto conhecimento: conhecer seus sentimentos e emoções, aprender a se conhecer. Deixar suas emoções transparecer de forma clara para que possa se conhecer, bem como os seus colegas.

7) Gestão Escolar:  gestão e decisão deve ser em pequenos grupos, onde prevalece os seus valores .Onde não há o diálogo, não há  a busca coletiva de novos e melhores caminhos para enfrentar os desafios cotidianos.



Essa imagem ilustra o diálogo que toda escola deve ter.


A escola tradicional onde tudo já está pronto, não tem diálogo.

2 comentários:

  1. Amei o conteúdo do teu blog.
    Sugestão: coloque feedburn para que, quem como eu se interessar pelo conteúdo, possa recebê-lo por email.
    Com certeza você terá mais visitas em seu blog.
    Um abraço e meu obrigada por compartilhar seus estudos.

    ResponderExcluir