domingo, 16 de outubro de 2011

Vídeo aula 8 – A Construção psicológica dos valores


Módulo I –  Educação e Construção de Valores

Vídeo aula 8 – A Construção psicológica dos valores

Profº Ulisses Araújo



A aula começa com três perguntas:

a) É possível educar em valores?

b) Como se dão os processos de construção ou apropriação de valores?

c)Quais valores devem as escolas ensinar?

O professor Ulisses parte das idéias de Piaget e faz uma concepção: “Os valores referem-se a trocas afetivas que o sujeito tem com o exterior. Surgem da projeção de sentimentos positivos sobre objetos, e/ou pessoas, e/ou relações, e/ou sobre si mesmo.”

Valores referem-se a trocas afetivas, coisas do seu gosto têm a ver com a dimensão afetiva, projeção de valores: ninguém manda você gosta. Exemplo: se o aluno gosta da escola, tem sentimentos positivos dela. Mas, se ele não gosta, quebra-a, depreda, picha.

Pessoas são valores. Exemplo: crianças projetam sentimentos de valor por quem cuida delas. Relações: gosto da forma como aquele professor trata seus alunos, gosto de como o marido trata sua esposa.

Durante toda a nossa vida, construímos valores, sentimentos positivos sobre nós mesmos. Valores dependem da intensidade.

O Profº faz uma apresentação muito interessante sobre o Posicionamento dos Valores na Identidade.

 Os valores podem mudar a qualquer momento, podem ser reconfigurados.

A pessoa pode ter um valor central. Exemplo: para uma pessoa ficar devendo R$ 0,20 numa padaria pode ter um sentimento de culpa enorme. Enquanto que para outras, pode dever R$ 50,00 e não se sentir culpado. Ainda tem aquela pessoa que é muito honesto com sua família, mas deve para o Imposto de Renda, por achar que ele não resolve que não ajuda.



Escola e família devem promover quais valores eles querem.

A melhor forma de ensinar valores é começar pela Declaração dos Direitos Humanos, focando a justiça, a cidadania, honestidade, a solidariedade. Saber quais valores devem ser trabalhados, qual o alvo dos sentimentos dos jovens, propor dinâmicas, jogos que promovam atenção e a interesse deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário