quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Vídeo-aula 3 - O Juízo Moral na Criança



Vídeo-aula 3 – O juízo moral na criança

Jean Piaget em 1932 publicou um livro retratando a construção dos valores e da moralidade nas crianças.

1- A moral é vinculada às regras.

2-Respeito – as pessoas obedecem porque gostam das pessoas, não porque tem medo.
   

   


  O desenvolvimento da moralidade na criança acontece através de regras, ao interagir com seus parceiros. A moralidade acontece primeiro pela A/nomia, onde ela não entende as regras do coletivo, é mais egocêntrica, centrada mais em si mesma.



Com o tempo, adquire o senso de que a sociedade tem regras, acha que é inquestionável, que não pode ser mudado, é sagrado. É o que Piaget chama de Heteronomia. Nessa etapa ela respeita muito os limites impostos pelos parceiros mais próximos (pai, mãe, Deus), pois sente uma admiração, um respeito por eles. Respeita os limites impostos porque sente afeto por eles, o que é fundamental, pois começa a construir suas regras.



Se a criança não compreender o que são as regras, o que é certo e o que é errado, se elas não tiverem internalizadas e considerando o coletivo e não a si mesmo ( Piaget chama de autonomia) ela sempre ficara nessa fase, fazendo só o que os outros fazem.

Na autonomia a criança tem o governo de si mesma, compreende as regras, aceita-as e as modifica, mediante concordância do coletivo. Muitas vezes cria as suas próprias regras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário