sábado, 22 de outubro de 2011

Vídeo-aula 17 – Pedagogia de Projetos e Vídeo aula 18 – Educação Integral Univesp TV


Módulo I – Temas Transversais

Vídeo-aula 17 – Pedagogia de Projetos

Projeto – definição s.m. O que se tem a intenção de fazer; desígnio; intento; plano de realizar qualquer coisa. Estudo, com desenho e descrição, de uma construção a ser realizada.
Primeira forma de uma medida qualquer: ainda é um projeto.
Projeto de lei, texto redigido e em tramitação numa Casa legislativa, o qual depende de aprovação para se transformar em lei. Fonte: http://www.dicio.com.br/projeto

A vídeo aula retrata um projeto da Escola Comunitária de Campinas. Nessa escola se utiliza essa metodologia em todas as séries. Um dos professores dessa escola, Prof°Ricardo Pátaro, já faz uso dessa estratégia de projetos em educação há 8 anos, apresenta um projeto desenvolvido no 5°ano sobre escravidão.

A Estratégia de Projetos está centrada em dois conceitos importantes na educação: a interdisciplinaridade e a transversalidade, refletindo o que queremos do aluno. À medida que o projeto avança, é necessário pensar em estratégias que não se pensava anteriormente, mas que vão se construindo no projeto.

Projeto – plano já desenvolvido. Estratégia, o professor adapta conforme segue o projeto.

 Multidisciplinaridades especialistas das áreas estudadas para contribuir sobre o que se estuda. Cada especialista explica somente a sua parte.

Na interdisciplinaridade existe um diálogo entre as disciplinas, os especialistas não se limitam à sua área.

O diálogo é muito importante, pois dessa forma há a interdisciplinaridade.

O aluno problematiza o mundo lá fora, busca respostas para dúvidas que ele tem, fazendo um contorno ético político social, possibilitando uma transformação do que vê desse mundo.







Vídeo aula 18 – Educação Integral Univesp TV



A vídeo aula passou-se em uma escola de São José dos Campos – SP, população de 630.000 habitantes, segundo o IBGE. É a 6ª cidade mais rica do estado e a 21ª economia do Brasil. Lá estão a EMBRAER, o INPE e o ITA.

A rede municipal de educação possui 43 escolas, sendo que 7 possuem educação integral,também chamada de jornada ampliada. A rede conta com 45% da rede em Jornada Ampliada.
 
Essa escola tem por objetivo uma rotina diferenciada: o aluno entra, é acolhido, tem 1h30mim de estudo. Cada aluno escolhe uma oficina-ateliê (uma por dia). Depois almoça, descansa e vai para a aula formal.

Os professores são especialistas em cada oficina e o aluno é que escolhe o que quer aprender.

A equipe é tem muito claro que o objetivo é gestar um planejamento coletivo para ajudar a construírem aprendizados, pois todos os espaços têm que ter aprendizagem significativa.

O foco é sair do EU e ir para NÓS.

As crianças se organizam e se reorganizam, os alunos não ficam passivos, são mais desenvoltos, são mais soltos, o desenvolvimento corporal é maior.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFbZPesIz4whPYLM_agf8PajYCF4RCLOS_KEhLDVCKul27OeMDUCjTVBbSSMOw-sayGZ1ejQqVvgJNgl1_fN_1AwEXAcgnBduAyDRZUPa-WmW-5tiUCg3aawLysb3N2rFyqbbzQb2SWmc/s1600/educa%25C3%25A7%25C3%25A3o+integral.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário