domingo, 16 de outubro de 2011

Vídeo aula 15 – Dimensões Constitutivas do Sujeito Psicológico Vídeo-aula 16: A construção de valores e a dimensão afetiva


Módulo I – Educação e Construções de Valores

Vídeo aula 15 – Dimensões Constitutivas do Sujeito Psicológico

Profº Ulisses Araújo



Nesta vídeo-aula, o Profº Ulisses discute a multidimensionalidade constituinte do psiquismo humano, e como as dimensões cognitiva, afetiva, sociocultural e biológica se articulam no funcionamento psicológico para explicar a complexidade de nossos pensamentos e ações.



Quem é o aluno? Com quem interagimos no dia-a-dia?

As teorias mais complexas tentam entender quem é a pessoa com quem lidamos no cotidiano, quais valores embasam a sua personalidade, a sua identidade.



Compreendendo o Sujeito Psicológico






Sujeito: cada um de nós, o aluno.

Meio: mundo físico, pessoas, culturas



Constitui o mundo consciente e não-consciente, o sujeito interage com o meio em que vive. É formado  com 4 dimensões para a constituição do ser psicológico:

*      Biológico: organismo, corpo

*      Afetiva: afetos, sentimentos, emoções

*      Sociocultural: influenciado pela cultura, identidade

*      Cognitivo: inteligência, comportamento



A compreensão do ser humano é sempre analisada do ponto de vista de quem é o analisador. Ex.: o médico analisa pelo lado biológico, o psicanalista, pelo lado afetivo.

O problema está em tentar explicar a compreensão pela parte cognitiva, esquecendo as outras dimensões. As 4 dimensões estão interagindo de forma coordenadas.

Analisando o aluno pelo aspecto das 4 dimensões, podemos entender a formação do seu sistema de valores.





Vídeo-aula 16: A construção de valores e a dimensão afetiva

Profª Viviane Pinheiro



Neste vídeo-aula, é apresentada a perspectiva da afetividade como organizadora do pensamento e, desta forma, como parte fundamental na construção de valores. Ao final, algumas indicações de trabalho com os sentimentos na escola.






Nessa aula, a professora Viviane apresenta duas perspectivas da afetividade como construção de valores:

- Afetividade como “fonte de energia” para a cognição-A partir de um artigo de Piaget, de 1953, “As relações entre a inteligência e a afetividade no desenvolvimento da criança” ficou mais evidenciado o estudo da afetividade como “fonte de energia” para a cognição.  Há a integração da afetividade e da inteligência, Piaget explicava que a gasolina é a afetividade e o motor do carro, a cognição. Afetividade é motivacional, enquanto cognição é a psique humana. Entretanto, a afetividade não muda o cognitivo.



- A afetividade como um dos aspectos organizativos do psiquismo humano.

Profª Valéria Amorim apresentou uma situação de conflito moral: um aluno fumando maconha no banheiro. Ela dividiu a pesquisa e induziu três tipos de sentimentos: positivos, negativos e neutros. Na pesquisa onde a indução era positiva, os professores tinham atitudes mais positivas para ajudar o aluno. Nas pesquisas onde a indução era negativa, os professores tinham uma atitude mais passiva diante do conflito.

Nessa pesquisa a professora comprovou que a associação afetiva e cognição estão juntas. A afetividade não é só motivacional, também organiza a psique humana.



Nessa aula, a professora Viviane enfatizou dois sentimentos muito relacionados com a moralidade: Vergonha e Culpa. Ela fez uma tabela para exemplificar:



Vergonha
Culpa
Como o outro me vê
Relaciona-se com auto-avaliação
Desejo de se esconder ou escapar
Desejo de confessar, de se desculpar



Moralidade: aspectos que se relacionam: emoções negativas, atribuições internas, regulação dos valores morais.



Foi colocado para jovens de ensino partícula e público, adolescentes, uma situação de conflito moral, para pesquisar se os alunos possuíam o sentimento de generosidade.



Durante as pesquisas, a Profª Viviane comprovou que alguns alunos possuíam esse sentimento ao responder a pesquisa e outro não. O conflito era ajudar um aluno no final do ano com as notas finais. Quando um aluno tem o sentimento da culpa e da vergonha, a generosidade fica mais evidente. Alunos com generosidade são mais propensos à tolerância.



Implicações Educacionais



-Sentimentos devem ser trabalhados na escola, sua importância é grande. Levar o aluno a refletir sobre sentimentos.

-Respeitar a diversidade dos alunos

-Amizade é relacionada com generosidade

-Sentimentos morais: tolerância, sentimento positivos, conflitos são resolvidos de forma ativa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário