sábado, 22 de outubro de 2011

Vídeo-aula 19 – Podem a ética e a cidadania ser ensinadas?


Módulo I – Educação e Construção de Valores

Vídeo-aula 19 – Podem a ética e a cidadania ser ensinadas?

Profº José Sérgio Carvalho



A educação moral não é de agora. O professor destaca um trecho do livro escrito por Aristóteles, escrito há mais de 2.500 anos e, que ainda é atual.



"Os homens tornam-se bons e virtuosos devido a três fatores, e estes são a natureza, o hábito e a razão. Ora, a razão e a inteligência são os fins de nossa natureza. Por isso é necessário preparar-lhes a formação e o cultivo dos hábitos. Já se disse de que natureza devem ser os futuros cidadãos [...]: o resto é obra da educação.

Realmente toda arte e educação esforçam-se por completar o que falta à natureza. Ninguém porá em dúvida que ao legislador incumbe, sobretudo, o cuidado da educação... Pois o costume adequado a cada constituição sói defendê-lo e, no começo, fundá-lo também... E sempre o costume melhor é causa de melhor constituição...

“É claro, então, que compete à lei regular a educação e torná-la pública”.

Aristóteles



O professor explica a natureza como o caráter, o hábito como o modo de vida e a razão com o pensar e decidir. Ele concorda com Aristóteles quando diz que sociedade democrática forma pessoas democráticas. A preocupação da vinculação entre educação e formação ética não é novidade, pertence a toda tradição filosófica que discute o problema da formação escolar.

Aristóteles não era o único na Grécia a se preocupar com cidadãos éticos e virtuosos. Eles já diziam que, naquela época, virtude não pode ser ensinada.

Hoje, o debate sobre ética é muito grande, porque a abrangência do alunado também aumentou. Então o problema ganha o tamanho proporcional.

Ele também destaca um trecho da fala de Sócrates:



Outra coisa não faço, diz Sócrates, "senão andar por aí persuadindo-vos, moços e velhos, a não cuidar tão aferradamente do corpo e das riquezas, como de melhorar o mais possível a alma, dizendo-vos que dos haveres não vem a virtude para os homens, mas da virtude vem os haveres e todos os outros bens particulares e públicos” . [...] Não é conforme à natureza do homem que tenha negligenciado todos meus interesses, sofrendo há tantos anos a conseqüência desse abandono do que é meu, para me ocupar do que diz respeito a vós, dirigindo-me sem cessar a cada um em particular, como um pai ou um irmão mais velho, para o persuadir a cuidar da virtude” .

Sócrates



Sócrates se preocupava e perguntava se a formação ética era possível, quem a vai formar. Ele acreditava que não existia professor de Justiça, Solidariedade. Será que só um professor com licenciatura pode ensinar o que é Coragem, Generosidade?

O professor Jose Sérgio diz que a resposta vem de um trecho de Protágoras, quando ele diz:

“Desde que a criança compreende o que lhe diz, a mãe, a ama, o preceptor e o próprio pai conjugam esforços para que o menino se desenvolva da melhor maneira possível. Toda palavra, todo ato lhes enseja ensinar o que é justo, o que é honesto e o que é vergonhoso .... o que pode e o que não pode ser feito. ...Depois o enviam para a escola e recomendam aos professores que cuidem com mais rigor dos costumes do menino do que do aprendizado das letras e da cítara. [ ... ] não te dás conta (Sócrates) de que todo o mundo é professor de virtude, na medida de suas forças; por isso imaginas que não há professores. Do mesmo modo, se perguntasses onde estão os professores de grego [coloquial] não encontrarias um só".

Platão



Ética não é uma disciplina. O ensino da ética está no professor, na instituição escolar. Mas não se esgota nela, todo o entorno social também influencia. Ocupar-se da formação ética dos alunos é função de todos os atores da escola.

Então a escola não tem um papel especial? Protágoras responde:



“... quando o aluno começa a ler e começa a compreender o que está escrito... dão-lhe... a ler obras de bons poetas... prenhe de conceitos morais... do mesmo modo procedem os professores de cítara; envidam esforços para deixar temperantes os meninos e desviá-los da prática de ações más".

 Platão



Quando há bons professores, bons livros com modelos de ética, coragem, cidadania, o aluno aprende pela prática, não pelo discurso do professor. Ex. Não se fala de boa música, mostre a música boa ao aluno.



"A virtude [...] recebe do ensino a geração e o desenvolvimento, por isso necessita de experiência e tempo; a ética provem do hábito [... ] portanto as virtudes não se geram por natureza ou contra a natureza, mas se geram em nós, nascidos para recebê-las e aperfeiçoando-nos mediante o hábito [ ... ]nós [as] conseguimos pela ação, porque, como nas outras artes, o que é preciso primeiro aprender para fazê-lo, aprendemos fazendo-o, tal como nos tornamos construtores construindo, ou tocadores de cítara tocando. Assim também, realizando ações justas ou sábias ou fortes tornamo-nos sábios, justos ou fortes".

Aristóteles.



Pratique a virtude, não só leia. Ensinar a ser honesto não é por meio de uma frase, mas demonstrar por uma ação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário