domingo, 16 de outubro de 2011

Vídeo – aula 6 – Temas Transversais em Educação


Módulo I- Temas Transversais

Vídeo – aula 6 – Temas Transversais em Educação

Profª Valéria Arantes



A vídeo aula é dividida em momentos:

1º Momento: Estrutura da aula

Cada cultura elege os temas que e devem ser trabalhados de acordo com sua realidade, ficando os temas de livre escolha. São diferentes concepções de transversalidade:

1ª Concepção: Disciplinas são eixos vertebradores do currículo. A escola e o currículo continuam organizados em volta das disciplinas. O ensino continua fragmentado.

2ª Concepção: O professor acha que não está apto para trabalhar a transversalidade e a escola contrata profissionais para trabalhar os temas, palestras e assessorias, profissionais externos para ministrar as aulas. Crítica: o conhecimento ainda fica fragmentado, pois as aulas são ministradas somente por profissionais daquelas áreas.

3ª Concepção: As ONGs oferecem materiais para trabalhar os projetos, tendo aí um princípio de interdisciplinaridade. Entretanto, cada professor ainda trabalha a sua disciplina naquele projeto, não havendo um diálogo entre as mesmas.

4º Concepção: Os professores defendem que já trabalham, mas a prioridade são as suas disciplinas e não a transversalidade.

5º Concepção: Transversalidade como currículo oculto, trabalhando com educação de valores. Deve-se tomar cuidado em não cair no moralismo, em condutas individualizadas, falta de sistematização e intencionalidade.

É comum ouvir que a transversalidade se faz a partir de “ganchos” de ações que acontecem na escola, deixando a cidadania em segundo plano.

2º Momento: As temáticas são o eixo vertebrador do currículo. As disciplinas são temas transversais. “Os conteúdos tradicionais deixam de ser a finalidade da educação e passam a ser concebidos como “meio” para se trabalhar os temas transversais.”

É uma nova forma de se conceber conceitos, mas também promove compartmentalização das temáticas.

3º Momento: Estratégias que rompam a organização disciplinar tão presente nas escolas e que a tirem do seu isolamento, conectando-a com o mundo externo, através de projetos que tenham relevância para a comunidade. Exemplo: o estudo de um córrego que passa por uma favela.

*Percebo que a escola ainda está tentando sair do modelo tradicional de disciplinarização, onde cada prof somente trabalha a sua disciplina. Ainda é muito difícil para a escola, bem como para seus profissionais, elaborar projetos que contemplam todos, que haja diálogo entre as disciplinas, que todos interajam. Mas também percebo que muitos profissionais estão observando a sua realidade e tomando iniciativas para promover um verdadeiro exercício de cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário