domingo, 16 de outubro de 2011

Vídeo aula 9- Ciência e Educação


Módulo I - Temas Transversais

Vídeo aula 9- Ciência e Educação

Profº Luis Carlos de Menezes


O professor Luis demonstra nesse vídeo que a vida do dia a dia pode inspirar o pensamento científico, que se pode olhar a ciência de uma maneira mais geral na escola.

O aluno tem que pensar cogitar e escrever a partir de sua investigação, não partindo do discurso do professor. Ele ainda aborda algumas linguagens da Ciência:

- Ciência como linguagem – um aprendizado de linguagem. Ele exemplifica a leitura e o entendimento de uma previsão do tempo, onde o aluno tem que ter domínio do que é o clima e suas variações. O professor tem que ter consciência de que se trabalhe e o aluno domine essa linguagem científica na escola. Condição essa que deve ser promovida nesse ambiente.

-Ciência como instrumental prático. Banho demorado, gasto excessivo de energia elétrica. Ao fazer as contas e comparar os gastos entre o chuveiro a gás e o chuveiro normal, o que é mais vantajoso? O chuveiro pode ser mais barato para adquirir, mas gasta muita energia, o chuveiro a gás é mais caro, mas a energia é mais barata. Então parte-se para as hipóteses, que é experimentar, conhecer e ponderar o que é o melhor. Compreensão da ciência dá um referencial prático para melhorar, sempre melhorar.

-Ciência como visão de mundo- a tecnologia está ao nosso redor, seja como radiofreqüência, seja como ondas sonoras, infravermelho, etc.

-Compreensão do processo evolutivo: estudar o homo sapiens, compreender a luz do sol, as estrelas do céu, o planeta Vênus.

Ciência é sinônimo de busca. Toda investigação deve ser feita na escola de forma prática, como por exemplo, observar um relógio do sol feito pelos alunos no pátio da escola.  É a capacidade de fazer coisas melhores com a ciência valorizando o diálogo e o fazer, não simplesmente ouvir o discurso do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário