domingo, 16 de outubro de 2011

Vídeo-aula 5 - O conceito de transversalidade


Módulo I – Temas Transversais

Vídeo-aula 5 - O conceito de transversalidade

Profº Ulisses Araújo



A aula começa com a indagação da busca de novos sentidos para a educação.

A ciência promove grandes avanços para o conhecimento através da transversalidade, interdisciplinaridade e multidisciplinaridade. Mas a quem se destinam esses grandes avanços científicos?

A qual população ela serve?  A escola está a serviço de quem? Quando se tem que investir no conhecimento para ajudar uma parcela da população, nem sempre é a de mais baixa renda que é priorizada.

Quais são os objetivos da educação?

-Instrução: conteúdos definidos por cada cultura, cada sociedade, conhecimentos transmitidos às novas gerações.

-Formação ética e moral

A família de hoje está sem tempo para educar, então ela olha para a instituição que está mais próxima, que é a escola, para fazer e suprir esse papel. A sociedade tem várias instituições, mas escolhe a escola para a formação ética e moral.

Mas e a questão da formação do professor? Como trabalhar? Pensando nessa nova incumbência, então entra a idéia da disciplinarização.

Essa mudança na escola vem a passos curtos, pois ainda se está preso no modelo de disciplina de escolarização. Como ensinar sexualidade, violência, temas que antes a família fazia?

Pensou-se então na transversalidade, que não é disciplina, mas temas que atravessem diferentes campos de conhecimento da escola. Não é fazer um projeto isolado, é trabalhar um tema onde atravessa diferentes campos do conhecimento da escola.

90% da população ainda é excluída, então se deve pensar em temáticas ético-político e sociais atreladas à melhoria da sociedade e da humanidade, temáticas que mudam a cara da aula. Temas que busquem conectar a escola com o conteúdo, como o conhecimento das drogas, como prevenção, conhecer o meio ambiente para protegê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário