domingo, 16 de outubro de 2011

Vídeo-aula 7 – Educação e Ética


Módulo I – Educação e Construção de Valores

Vídeo-aula 7 – Educação e Ética

Profª Carlota Boto



A ética na escola significa pensar nas relações entre as pessoas que atuam nela, nas relações entre alunos e professores, alunos e funcionários, professores e funcionários, diretores, eles entre si e com os outros.

A escola é a transição entre família (primeira sociabilidade) e a vida social, é onde prepara o estudante para a vida pública.

A criança vem para a escola para ter sua autonomia moral e é regida por regras exteriores. O professor deve promover a autonomia dessa criança.

Epistemologicamente, ética e moral são iguais, são os costumes e o agir. Ética: é o comportamento escolhido, adesão voluntária. Já a moral é a forma de agir socialmente recomendada pela própria sociedade.

A escola depara-se com um desafio: preparar para a democracia, tratar os alunos de forma igual, respeitando seus direitos. Viver de forma social de modo que não fira o outro. O educador é a referência de ética que o aluno tem.

Segundo Kant “Age de tal modo que a máxima de tua ação possa transformar-se em lei de validade universal.”, que é a atitude que se toma em uma situação leva a agir da mesma forma em outra situação.

Os estudantes devem ser esclarecidos sobre as regras, para poderem entender ética, como por exemplo, o contrato pedagógico estipulado por todos logo no começo do ano.

Ética e tolerância estabelecem uma cultura escolar fraterna.


Ética tem a ver com virtude, justiça, cuidado. Os alunos seguem os modelos, o professor é o referencial ético para eles, pois é mais fácil seguir exemplos práticos do que ler uma vasta teoria sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário