sábado, 22 de outubro de 2011

Vídeo aula 22 – Prática de Projetos e Transversalidade em valor de aula: questão de gênero no cotidiano escolar


Módulo I – Temas Transversais

Vídeo aula 22 – Prática de Projetos e Transversalidade em valor de aula: questão de gênero no cotidiano escolar

Profª Brigitte Úrsula Stach Haertel              



Perspectiva sócio-interacionista. Proposta tem origem nos PCNs, que visam orientar trabalhos pedagógicos.

Os Temas Transversais tem como prioridade fazer uma reflexão dos temas culturais presentes na sociedade, além dos saberes das disciplinas. Os temas Transversais permitem abordar questões relativas à moral do sujeito crítico, autônomo, ético, ativo, consciente. Sujeito da própria história.

Eixos propostos: ética, pluralidade, meio ambiente, saúde.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJnWjqGjRCNtDlOOAKN4M92frdBMyry6g-ykS4V9xLjbl1v0doVJ5PnKzlVNITmL23Lqu6EIz_WSKc1vTzMUmFGWVais-rmbBwkjoHAzNJkVoJ-00FwvFbqerDtvLNB4UABuF6zvpW9mz3/s1600/genero.jpg

                                     
-Pedagogia de projetos – tema transversal selecionado, adesão voluntária, é projeto interdisciplinar.

-Foi feito uma entrevista com uma diretora, que fazia um Projeto Alimentação. Ela relata nesse vídeo o interesse que as crianças passaram a ter em relação à alimentação saudável, além de outros projetos: Universidade Cultural, Diferenças Culturais, Copa do Mundo, Gênero Homem e Mulher são iguais com direitos iguais.

-Questões de Gêneros – 3 eixos propostos: ética, diversidade cultural e orientação social permitem aproximação. Depende da demanda e faixa etária, por exemplo, jovens: Orientação Sexual, até 9 anos: Ética.

Para transformar valores de sociedade são necessárias opções teóricas com mais êxito no construcionismo social, que é uma vertente da psicologia social quando estamos fazendo os diferentes papéis.

-Gênero – Socialização do gênero > aprende com os outros a forma de desempenhar os papéis relacionados ao sexo. O sexo é a determinação biológica, já a sexualidade significado atribuído à condição definida geneticamente influenciada com quem se vive.

-Relações de Gênero: representações socialmente constituídas na relação feminino e masculino, gerando hierarquia, dominação patriarcal: tudo influencia entre ser homem ou mulher na sociedade.

-Definição do Projeto

Gênero: respeito à diferença cultural: ética – como exercitamos os gêneros e diferenças de gêneros.

-Os pais são os que influenciam diretamente os valores para os filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário