domingo, 11 de setembro de 2011

Video-aula 1 : As revoluções educacionais
Professor  Ulisses Araújo

Quais os objetivos da educação? A quem se destina? Como as transformações sócio-político-econômicas vêm influenciando a busca da qualidade na educação?

Autor espanhol: José Esteves; Livro “A terceira revolução educativa”.

Escola da 1ª revolução educacional: 2500 anos atrás – cortes dos faraós egípcios (educação aos filhos dos faraós e aos sacerdotes). Esta escola visava apenas a educação dos filhos dos nobres, burgueses, ou seja, a pequena parcela da educação. Eram as primeiras casas de instrução.
       Mais tarde, a escola ainda era referência somente para os que tinham títulos de nobres e reis. Os filhos eram ensinados por uma pessoa que se chamava preceptora.



A segunda revolução educacional

No século XVIII  os estados começaram a se consolidar, saíram do estado feudal e houve várias mudanças. O Rei Frederico decretou em 1787 que a educação passaria da responsabilidade da igreja para o poder público.

A escola formatada desde o século XVIII, com um professor à frente ministrando aulas, passando o seu saber e os alunos ouvindo placidamente, ainda é a mesma de hoje em dia. Não houve evolução na educação, enquanto que em outros setores tudo mudou. Ainda o professor fica à frente de uma lousa esperando que os alunos só o ouçam. A  diferença era que somente meninos frequentavam a escola, excuindo todos os demais: meninas, negros e crianças com dificuldades, fora da idade.



Terceira Revolução educacional

No início do século XX começou o processo de universalização da escola, da democratização, da inclusão das diferenças sociais, econômicas, psíquicas, físicas, culturais, religiosas, raciais.
A escola passa a ser para todos; todos tem direito a uma escola de qualidade, com acesso e direitos preservados.





Desafio para o professor: deixar de ser o único detentor do saber e conhecer outras técnicas, tecnologias e aplicá-las no dia-a-dia, incorporar a internet e seus aplicativos tanto na vida pessoal quanto a escolar.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário