terça-feira, 13 de setembro de 2011

Vídeo aula 2 – Os caminhos da Interdisciplinaridade
Edgar Morin fez um estudo sobre história da ciência e da modernidade, as bases do pensamento científico moderno, criadores dos paradigmas da ciência contemporânea. A partir das análises do trabalho de pensadores e cientistas como Descartes, Newton, Kant, entre outros, Morin explica as bases do pensamento científico contemporâneo em três princípios: Disjunção – separa o todo em pequenas partes. Surgimento das disciplinas.
Redução – Tirar a complexidade e trabalhar a redução, do complexo ao simples. Risco- analisar a parte como se fosse um todo, tendendo para o pensamento simplificador.

Risco – a parte separada do todo.
Abstração- conhecer virtualmente o que é real. Como por exemplo, conhecer uma cidade sem nunca ter ido fisicamente lá. É dividir o todo em partes e encaixar as peças para entender.
Ele também identificou a superação da disciplinarização, ou seja, as matérias podem ser trabalhadas de outras formas:
Transdisciplinaridade- vai além das temáticas das disciplinas. É uma especialização, um estudo de um determinado tema dentro do tema. Ex. biólogo usa o que aprendeu na sua disciplina para estudar especificamente crustáceo.
Multidisciplinaridade- muitas disciplinas são usadas para explicar alguma fato, sem, no entanto haver diálogos entre elas.
Interdisciplinaridade: comum a 2 ou mais disciplinas, mas havendo diálogos entre elas.
Havendo diálogos entre as partes, o progresso de um estudo, de um projeto pode ser muito. Todos pensando em como chegar a um só objetivo, deixando de lado o individualismo de que só a sua disciplina é que funciona de fato. Segundo o professor José Nilson, as disciplinas não devem mudar o seu objeto, devem ter uma relação mais forte. Como é o caso de tratar a indisciplina em uma escola: psicólogos, sociólogos, terapeutas, juntos para discutir e entender o problema, não simplesmente determinar que a causa seja a separação dos pais e que isso justifica o problema



Nenhum comentário:

Postar um comentário